Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Prova de Portugês adjetivos, leitura e interpretação e produção de texto,

CEADEP – CENTRO EDUCACIONAL DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE PÁDUA
ALUNO(A):___________________________DATA:___/___/___
PROFESSORA: PRISCILA JUBIM                                         5º ANO
Prova de Português
O nosso sistema hídrico
Está com deficiência
Passando por sacrifícios
Devido aos desperdícios
Ocorridos com frequência!

Desperta povão, desperta
Está na hora de acordar
ÁGUA é dona da VIDA
E não pode ser poluída

 
 



Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!

Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!

Vocabulário
Hídrico – Da, ou pertencente à água

INTERPRETAÇÃO


1-     O texto que você acabou de ler é:
(   ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
(   ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.

2-    ”Água é sustentação / Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
(   ) a água é dispensável para a vida;
(   ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
(   ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.

3-    “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
* Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________


CONTINUE CAPRICHANDO....

4-     “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.

ð___________________________________________________________

ð___________________________________________________________

5-    De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.

A água vem sendo desperdiçada frequentemente. (   )
O texto serve como alerta na preservação da água. (   )
O sistema hídrico está em excelentes condições. (   )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. (   )

GRAMÁTICA

6-    Faça a análise morfológica – escrever as classes gramaticais – das palavras destacadas nas frases:
* ”Enfim acabei as duas belas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas?”
a) as: _____________________________
b)duas: ___________________________
c)tranças:__________________________
d) belas:_______________________

* "Vamos ver o grande cabeleireiro... ’’
a) grande: _______________________
b) cabeleireiro: _________________________


7-    Classifique os numerais abaixo em ordinal, cardinal, multiplicativo ou fracionário.
a) Ontem comi um terço de chocolate. ___________________________________________
b) Que pena! Ficou em septuagésimo lugar! ______________________________________
c) Separe o quíntuplo para Aninha. ________________________________
d) Consegui um milhão de assinaturas! _______________________________

8-    No trecho a seguir, retire o que se pede:

’’Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros’’.
a) Substantivo próprio: __________________
b) Substantivo abstrato: _________________
c) Adjetivo: __________________

9-      Indique o grau em que estão as palavras destacadas nas frases abaixo:
a)      A água é utilíssima para o ser humano._________________________________
b)      O sistema hídrico está em muito boas condições_____________________
c)      O ar é tão importante para os seres  vivos quanto a água______________________
d)      Margarida é uma boníssima pessoa___________________________________
e)      Passei as minhas férias na cidade de Porto de Galinhas_______________________
f)       Dayane é amicíssima de Priscila____________________________________


Solte sua criatividade e escreva bastante



PRODUÇÃO DE TEXTO 





   A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
   Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever um texto sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:

1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.
Deixe fluir sua criatividade e capriche na letra

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. (Salmos 28:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário