CEADEP – CENTRO EDUCACIONAL DA ASSEMBLÉIA DE DEUS DE PÁDUA
ALUNO(A):___________________________DATA:___/___/___
PROFESSORA: PRISCILA JUBIM 5º ANO
|
Água é sustentação
Da vida única e saudável
O mundo a ela se rende
E o ser humano depende
De que ela seja potável!
Mas há um alerta urgente
Na pesquisa confirmada
Chegando a nos assustar
Que a ÁGUA pode faltar
Se não for economizada!
Adaptação de http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/textos/agua_vida.html Data de acesso: 10.08.09
Vocabulário
Hídrico – Da, ou pertencente à água
INTERPRETAÇÃO
1- O texto que você acabou de ler é:
( ) um poema com 3 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 19 versos;
( ) um poema com 4 estrofes e 20 versos.
2- ”Água é sustentação / Da vida única e saudável”
* Os versos indicam que:
( ) a água é dispensável para a vida;
( ) a água é fator de extrema importância para uma vida sadia;
( ) a água é fator que sustenta a má qualidade de vida.
3- “E o ser humano depende / De que ela seja potável!”
* Baseando-se no texto, explique os versos destacados acima.
________________________________________________________________________________________
CONTINUE CAPRICHANDO....
4- “Devido aos desperdícios / Ocorridos com frequência!”
Que atitudes indicam o desperdício de água? Indique duas.
ð___________________________________________________________
ð___________________________________________________________
5- De acordo com a leitura, marque V ou F nas afirmativas a seguir.
A água vem sendo desperdiçada frequentemente. ( )
O texto serve como alerta na preservação da água. ( )
O sistema hídrico está em excelentes condições. ( )
Pesquisas já apontam para uma possível falta de água no planeta. ( )
GRAMÁTICA
6- Faça a análise morfológica – escrever as classes gramaticais – das palavras destacadas nas frases:
* ”Enfim acabei as duas belas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas?”
a) as: _____________________________
b)duas: ___________________________
c)tranças:__________________________
d) belas:_______________________
* "Vamos ver o grande cabeleireiro... ’’
a) grande: _______________________
b) cabeleireiro: _________________________
7- Classifique os numerais abaixo em ordinal, cardinal, multiplicativo ou fracionário.
a) Ontem comi um terço de chocolate. ___________________________________________
b) Que pena! Ficou em septuagésimo lugar! ______________________________________
c) Separe o quíntuplo para Aninha. ________________________________
d) Consegui um milhão de assinaturas! _______________________________
8- No trecho a seguir, retire o que se pede:
’’Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros’’.
a) Substantivo próprio: __________________
b) Substantivo abstrato: _________________
c) Adjetivo: __________________
9- Indique o grau em que estão as palavras destacadas nas frases abaixo:
a) A água é utilíssima para o ser humano._________________________________
b) O sistema hídrico está em muito boas condições_____________________
c) O ar é tão importante para os seres vivos quanto a água______________________
d) Margarida é uma boníssima pessoa___________________________________
e) Passei as minhas férias na cidade de Porto de Galinhas_______________________
f) Dayane é amicíssima de Priscila____________________________________
Solte sua criatividade e escreva bastante
A ONU (Organização das Nações Unidas) redigiu um documento em 22 de março de 1992, intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que diz o seguinte: “A água é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.”
Sendo assim, agora é a sua vez de falar sobre a água! Você deverá escrever um texto sobre esse tema importante. Siga as orientações abaixo:
1º parágrafo: Fale sobre a importância da água para o planeta.
2º parágrafo: Indique como o ser humano pode ajudar na preservação desse elemento.
3º parágrafo: Quais as boas consequências que aparecerão no planeta diante da preservação da água.
Deixe fluir sua criatividade e capriche na letra
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. (Salmos 28:7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário